-
Arquitetos: Hamonic + Masson & Associés
- Área: 5154 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Grazia
-
Fabricantes: RMIG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa deste concurso, ganhado em 2008 pelos arquitetos Hamonic + Masson & Associés, era reconstruir o edifício de arquivos Marne, em Reims. A nova construção está implantada frente ao antigo edifício e foi concluída em 2014. O objetivo era converter o edifício num centro de pesquisa de história moderna e um centro de informação regional. Além de amplias de o espaço linear de armazenamento de arquivos de 7 para 18 quilômetros.
Considerando o tamanho e o impacto no local, queríamos que este projeto para os arquivos de Reims fosse lido de várias maneiras, para contar diferentes contos em função da distância ou proximidade do edifício, e para permitir o descobrimento de muitos elementos e sentimentos diferentes quando alguém caminha pelo edifício.
Situado num suave declive, o edifício não sobrecarrega o entorno. É uma linha que vemos desde o fundo. Os visitam caminham gradualmente à rampa de acesso. A área de recepção é um espaço intermediário, antes de se abrir para o jardim interior. A entrada mostra a organização do edifício funcional que vemos através do pátio transparente.
O efeito do tempo revelará o encanto dos materiais naturais e aparentes (vidro, metal e concreto pintado de "ouro-marrom"). Com sua riqueza, as texturas e vibrações, estes materiais industriais ganham em poesia. É um refinamento estético, que quando aplicado com cuidado, dá consistência e identidade ao edifício.